Novo Tesla Roadster 2023 é um carro incrível com visual e potência impressionantes

Uma máquina fora de série e muito exclusiva

novo Tesla Roadster 2023
(Foto: Divulgação)

Os fãs da Tesla e os detentores de reservas do Roadster devem estar esperando que a longa espera valha a pena. O atual Model S já parece o carro de desempenho máximo da fabricante de EVs (carros elétricos), e o novo Tesla Roadster 2023 precisaria superar seu irmão para ser o carro-chefe da marca. Quer saber o quão rápido o Roadster pode ser? O CEO e cofundador da Tesla, Elon Musk, tem uma resposta.

Novo Tesla Roadster 2023 tem tudo para ser um sucesso

novo Tesla Roadster 2023 preço
(Foto: Divulgação)

A estreia do Tesla Roadster em 2008 marcou um divisor de águas na evolução dos veículos elétricos de emissão zero. Foi a primeira tentativa da Tesla de construir um EV. Ele atraiu uma grande multidão porque demonstrou que um carro elétrico de alto desempenho pode ser usado na vida cotidiana.

O primeiro Tesla Roadster tinha uma bateria de 53 kWh que alimentava um motor traseiro. A Tesla não construiu o Roadster original em uma plataforma EV dedicada. Em vez disso, licenciou o chassi da Lotus e usou a tecnologia de transmissão da AC Propulsion, trabalhando ininterruptamente na integração e fazendo extensas alterações no chassi.

O YouTuber Marques Brownlee dirigiu um modelo 2008 por alguns dias e disse (via YouTube / Auto Focus) que estava à frente de seu tempo em muitos aspectos. Seja o alcance de 244 milhas, a aceleração de 0-60 de 3,7 segundos ou a experiência bruta comparável a um carro esportivo movido a gasolina, o Roadster original ajudou a empresa a aprender como construir EVs.

O Roadster original nunca foi o objetivo final da Tesla. Em vez disso, demonstrou o desempenho absurdo de que os EVs poderiam ser capazes, abrindo caminho para os agora bem-sucedidos Tesla EVs, incluindo o Modelo S, X, 3 e Y.

Vai superar o Model S Plaid

novo Tesla Roadster 2023 elétrico
(Foto: Divulgação)

Em uma conversa com o apresentador do podcast Ride the Lightning, Ryan McCaffrey, em 15 de janeiro de 2023, o designer-chefe da Tesla, Franz von Holzhausen, disse que o Roadster terá um desempenho melhor em todas as métricas do que quando foi concebido pela primeira vez. Franz citou o desempenho desequilibrado do Model S Plaid que, apesar de sua massa, atende a todas as métricas que a empresa definiu para ele. Então, é lógico que o Roadster menor e mais leve superará o sedã. Embora tenha havido atrasos, o tempo concedido foi inestimável para melhorar o Roadster, afirmou o designer-chefe.

Antes de 16 de novembro de 2017 e antes da estreia do Tesla Roadster em 2023, ‘Ludicrous’ denotava a especificação ou modo de desempenho mais alto possível da Tesla. Durante a apresentação da nova geração do Roadster, Musk disse: “Só há uma coisa além do Ludicrous, que é o Plaid”. “O novo Tesla Roadster será o carro (carro de produção) mais rápido já feito, ponto final”, disse Musk, exibindo um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h de apenas 1,9 segundos para o Roadster 2023. O mundo presumiu que esse era o desempenho que a Tesla almejava com o novo Roadster no modo Plaid.

A partir de junho de 2021, a Tesla começou a vender o Model S em uma variante ‘Plaid’ com um tempo de aceleração de 0 a 60 mph de apenas 1,99 segundos e tempo de lançamento subtraído. O lançamento é a distância que qualquer carro leva para sair da linha. Incluindo o lançamento, o tempo de 0 a 60 mph seria de pouco mais de 2 segundos, o que ainda é incrivelmente rápido. Não sabemos o quão à frente o Roadster estaria em termos de desempenho em comparação com o Model S Plaid, mas Musk prometeu que o modelo de duas portas superará o Model S Plaid.

“Temos algumas ideias para aumentar ainda mais o torque e a rotação máxima do novo Roadster”, disse Musk em uma postagem no Twitter em 13 de junho de 2021. “Definitivamente, engenharia divertida e empolgante à frente!” ele adicionou. O Model S Plaid usa três motores elétricos para produzir 1.020 hp e 1.050 lb-ft para referência.

Pacote SpaceX

Musk afirmou que a montadora oferecerá o novo Tesla Roadster 2023 com o ‘pacote SpaceX’ opcional, que inclui propulsores de ar frio ao redor do carro para melhorar a velocidade máxima, a frenagem e as curvas. Quando o CEO anunciou em janeiro de 2021, afirmou que o pacote SpaceX permitiria que o Roadster acelerasse ainda mais rápido, de 0 a 60 mph em apenas 1,1 segundos. Neste ponto, os números de aceleração parecem simplesmente inacreditáveis. Teremos que esperar que a versão de produção chegue às pistas de arrasto para testemunhar a performance com nossos próprios olhos.

Embora a tecnologia de foguetes aumente a segurança, Musk garantiu que o Roadster de última geração seria um carro seguro. Se usado conforme recomendado, proporcionaria uma experiência diferente de qualquer outro carro legal de rua construído de fábrica. Os geeks da ciência que não são necessariamente entusiastas do desempenho também podem apreciar a incrível peça de engenharia aeroespacial em seu carro.

Um pedido de patente revelou que a Ferrari está explorando uma tecnologia semelhante em seus carros. O Cavalo Empinado está explorando “empurradores de gás”, que são “jatos de pulso” movidos por ar comprimido ou combustível líquido (como gasolina), fornecidos por meio de propulsores localizados na frente, nas laterais e na traseira do carro. A empresa acredita que essa tecnologia pode ser útil para dar um impulso temporário ao carro e também auxiliar no manuseio e na desaceleração. O novo sistema de assistência ao powertrain do carro pode adicionar 40-45 kg (88-99 lbs.) ao seu peso. O Drive publicou as fotos e deu uma explicação detalhada deste pedido de patente, caso você queira saber mais.

Trabalho intenso

Em 9 de fevereiro de 2022, von Holzhausen afirmou no podcast Spike’s Car Radio que o Roadster será “uma máquina voadora emocionante” e que “desafiar a gravidade é uma ideia interessante”. Tesla está trabalhando febrilmente no novo Roadster, acrescentou o chefe de design. Ele disse que os engenheiros da empresa aprenderam muito com o Model S Plaid. Ele afirmou que as lições do Plaid resultariam em um Roadster ainda melhor do que a marca imaginava.

Interior do novo Tesla Roadster 2023

novo Tesla Roadster 2023 lançamento
(Foto: Divulgação)

O Roadster de última geração tem um interior minimalista, típico de um Tesla. Ele apresenta um painel elegante com acabamento em fibra de carbono, um manche de direção com tema de nave espacial e um console central curvo e superfino do tipo ponte que abriga uma grande tela sensível ao toque de retrato. Uma seção oca abaixo do console central fornece armazenamento extra para itens um pouco grandes, como uma sacola de compras ou uma bolsa. O apoio de braço central abriga um porta-copos.

A Tesla, assim como a Apple, tem uma certa maneira de fazer as coisas, que em alguns casos não é amigável ao cliente. Ao contrário de outras montadoras que adotaram o Apple CarPlay e o Android Auto, a Tesla evitou oferecer integração para essas plataformas. Os Teslas atuais também não possuem o assistente de voz Alexa da Amazon. No entanto, as coisas estão mudando. Em dezembro de 2022, a empresa introduziu o suporte Apple Music para seus veículos por meio de uma atualização de software.

Em 31 de dezembro de 2022, Not a Tesla App informou que o suporte para mais serviços de streaming de áudio em Tesla EVs poderia estar a caminho. A Tesla supostamente reconstruiu partes do reprodutor de áudio com HTML, Javascript e CSS. Além do Spotify e Apple Music, as opções de serviços de streaming no futuro podem incluir Amazon Music, Pandora, Tidal, etc.

Pelo menos uma das configurações do Roadster terá quatro assentos e, embora os assentos traseiros possam não ser confortáveis ​​para adultos, é um recurso raro em supercarros. O carro tem um teto de vidro removível que pode ser guardado no porta-malas.

Condução autônoma

A Tesla provavelmente oferecerá piloto automático como padrão e piloto automático aprimorado e direção totalmente autônoma (FSD) como opções no Roadster de última geração. O piloto automático básico permite que o carro dirija, acelere e freie automaticamente para outros veículos e pedestres dentro de sua faixa.

O Enhanced Autopilot, que custa US$ 6.000 na faixa atual, traz vários recursos adicionais de direção sem as mãos. Ele permite a condução autônoma em rodovias, juntamente com a mudança automática de faixa e permite estacionamento paralelo e perpendicular automático e funções Smart Summon. FSD, cujo nome pode mudar no momento da chegada do Roadster de última geração, dá ao carro a capacidade de identificar sinais de parada e semáforos e desacelerar automaticamente quando necessário. No futuro, permitirá a direção automática nas ruas da cidade.

Data de lançamento do Tesla Roadster

carros elétricos mais bonitos
(Foto: Divulgação)

O Roadster de próxima geração provavelmente será um modelo de baixo volume que atrairá entusiastas e colecionadores de desempenho hardcore. Durante o Dia do Investidor de 2023 em 1º de março de 2023, a Tesla indicou em sua apresentação que o Roadster redesenhado não será um grande colaborador de vendas, pois não foi retratado em seu slide da Frota Elétrica Global. O carro halo serviria como um produto que molda a marca e uma plataforma de inovação. Provavelmente ultrapassará os limites de desempenho, eficiência e design, com coisas que normalmente não seriam possíveis em modelos convencionais como o Modelo 3 ou o Modelo Y.

No evento Cyber ​​Rodeo no Giga Texas em 7 de abril de 2022, Musk sugeriu que o tão esperado Roadster de próxima geração finalmente chegaria ao mercado em 2023.

Desde 2017, houve várias novas datas de lançamento. Musk declarou ao revelar o novo Roadster em novembro de 2017: “Espere que esteja disponível em 2020.” Então, em um tweet em janeiro de 2021, Musk afirmou que a Tesla pretende concluir a engenharia do novo Roadster em 2021 e iniciar a produção em 2022. A empresa esperava tornar o Tesla Roadster de segunda geração (candidato a design de lançamento) dirigível até o verão de 2021.

Enquanto o novo Roadster continua a ser adiado ano após ano, o design atrai multidões. A Tesla está aproveitando todas as oportunidades para lembrar aos fãs e clientes no que está trabalhando. Em 7 de abril de 2022, a empresa apresentou o modelo na fábrica da Giga Texas durante o evento Cyber ​​Rodeo. O usuário do Twitter StargazerPlaid compartilhou fotos ao vivo (acima) do futuro modelo da Tesla, cativando os fãs cinco anos após sua estreia.

Um modelo de argila branca do Roadster de última geração está em exibição no Petersen Automotive Museum em Los Angeles até 22 de outubro de 2023. Uma seção dedicada a Tesla no museu apresenta os veículos passados ​​e futuros de Tesla, incluindo modelos de argila, protótipos, como assim como o Tesla Bot, 4680 células, a bola de metal que von Holzhausen arremessou para quebrar o vidro da janela do Cybertruck!

Muitos motivos atrasaram repetidamente o lançamento do Roadster de próxima geração, e as prioridades da empresa podem ter mudado. Supondo que não surjam mais problemas devido à pandemia de COVID-19 e à escassez de semicondutores, o novo Roadster poderá estar disponível no final de 2023 – um intervalo impressionante de 5 a 6 anos entre o anúncio do produto e o lançamento no mercado, o que é bastante incomum para tecnologia. gigantes como Tesla.

Musk explicou por que a Tesla está evitando o lançamento de novos modelos por enquanto durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre de 2021 e de todo o ano de 2021. Ele afirmou que a introdução de novos modelos não teria impacto imediato no volume de vendas da empresa e exigiria ainda mais recursos.

Antes de apresentar um novo modelo, a empresa aguardará a normalização do fornecimento de componentes. Esta parece ser uma decisão lógica, considerando como os ambiciosos fabricantes de veículos elétricos não conseguem cumprir os cronogramas de entrega inicial dos novos modelos devido a problemas sem precedentes na cadeia de suprimentos global. A Tesla planeja usar 2022 para desenvolver e melhorar os veículos existentes, incluindo o novo Roadster. A empresa apresentou pela última vez um novo modelo (o Modelo Y) em março de 2020.

Musk prevê que a cadeia de suprimentos voltará ao normal até o final de 2023. A Tesla poderia então começar a produzir seu atraente Roadster totalmente novo, que esperamos incluirá sua próxima geração de tecnologias EV, incluindo um pacote de hardware com uso intensivo de eletrônicos. .

Especificações e recursos

Com seus últimos três lançamentos, a Tesla aprendeu lições valiosas sobre a introdução de novas tecnologias no mercado. Se a empresa cumprir o que foi prometido na apresentação do protótipo em 2017, não há dúvida de que o Tesla Roadster 2023 tem potencial para ser a nova referência em veículos elétricos, oferecendo desempenho de nível de hipercarro com usabilidade no dia a dia.

Aceleração e velocidade máxima

O novo Roadster fica em uma plataforma EV dedicada e maximizará o alto desempenho e a eficiência com números espetaculares: 0-62 mph em menos de 1,9 segundos, torque de roda de 7.475 lb-ft (10.000 Nm), velocidade máxima de mais de 250 mph (402 km/h). Além disso, contará com um layout de tração integral com vetorização de torque (um motor elétrico na frente, dois na traseira). Com essas especificações, ele deve superar a maioria dos supercarros com motor de combustão.

Bateria, carregamento e alcance

O protótipo Tesla Roadster apresenta uma bateria de 200 kWh que suporta carregamento a 350 kW DC e oferece um alcance de 620 milhas (997 km) em velocidades de rodovia, a maior autonomia em um EV de produção. Nós nos perguntamos como a Tesla conseguiu encaixar uma bateria tão grande em um carro esportivo compacto. O Hummer EV também possui uma enorme bateria de mais de 200 kWh e sabemos o quão gigantesco é o quadro do Hummer.

Célula de bateria Tesla 4680

Tesla Roadster 2023 carro
(Foto: Divulgação)

A Tesla implantará seu novo formato de célula de bateria 4680 no Roadster 2023. A empresa batizou o novo formato por suas dimensões: 80 mm de comprimento e cerca de 46 mm de diâmetro. Andrew Baglino, vice-presidente sênior de Powertrain e Engenharia de Energia da Tesla, disse que as células 4680 podem oferecer muito mais potência e maior alcance. As vantagens da nova tecnologia de células sem tabelas incluem tamanho reduzido da bateria e também custo/kWh.

A Tesla produziu 1 milhão de células 4680 em sua fábrica piloto de Kato em janeiro de 2022. Atualmente, as células 4680 estão saindo da fábrica Tesla Giga Texas em produção em série. Além das células 4680, a fábrica Tesla Giga Texas monta o primeiro conjunto de baterias estruturais de alto volume da empresa, composto pelas mesmas células. O Model Y (Standard Range) é o primeiro carro da marca a receber as novas células.

A Tesla está produzindo mais de 850.000 (4.680) células por semana, revelou a empresa em uma postagem no Twitter em 25 de dezembro de 2022. Naquela semana, a empresa fabricou o suficiente para abastecer mais de 1.000 EVs (Modelo Ys). Ele deve aumentar significativamente a produção de 4680 células quando lançar o Roadster de última geração.

A Tesla poderia adquirir as células para a bateria do Roadster redesenhado da Panasonic, LG ou Samsung. Em 1º de junho de 2022, a Reuters informou que a Tesla começou a receber 4.680 amostras de células da Panasonic. Uma linha de produção piloto foi criada no Japão e a produção em alto volume de 4.680 protótipos de células começou em maio de 2022, disse Kazuo Tadanobu, presidente e CEO da Panasonic Energy.

A Panasonic Energy está construindo uma nova fábrica de baterias de íons de lítio em De Soto (Kansas), EUA. A empresa confirmou que fabricará inicialmente 2.170 baterias cilíndricas de íon-lítio. Mais tarde, poderia fazer as baterias 4680 mais avançadas também. Ela planeja iniciar a produção em massa até março de 2025.

Em 13 de junho de 2022, a LG Energy Solutions anunciou que fabricará 4680 células na fábrica de Ochang nº 2 na Coreia do Sul. Em 16 de junho de 2022, Hankyung (The Korea Economic Daily) disse em um relatório exclusivo que a Samsung SDI desenvolverá células Tesla-spec 4680 e instalará uma linha de produção piloto para o mesmo em sua fábrica de Cheonan na Coréia do Sul. A produção em massa começará em 2025. O relatório também disse que a Tesla pediu à LG Energy Solutions para fornecer 4680 células.

Preço do novo Tesla Roadster 2023

A Tesla inicialmente precificou o novo Roadster em US $ 200.000 no acabamento básico e US $ 250.000 no acabamento da Série Founder de entrega prioritária (primeiras 1.000 unidades). Enquanto as reservas ainda estão abertas, a Tesla removeu os preços de seu site. Nos EUA, os clientes precisam fazer um depósito de USD 50.000; um pagamento inicial com cartão de crédito de US$ 5.000 e, em seguida, um pagamento por transferência eletrônica de US$ 45.000 com vencimento em 10 dias. Talvez a Tesla tenha removido os preços porque não pode mais prometer os preços inicialmente anunciados para novas reservas. A empresa pode anunciar um aumento de preço mais perto do lançamento.

Rivais do novo Tesla Roadster 2023

O Tesla Roadster de última geração competirá inicialmente com nomes como Maserati GranTurismo Folgore e Fisker Ronin . Em meados da década, ele também terá que enfrentar novos carros elétricos emocionantes, como o Polestar 6 e o ​​Chevrolet Corvette Electric .

Carro elétrico mais esperado

De acordo com uma análise de dados de volume de pesquisa realizada pela Lease Fetcher nas pesquisas do Google, o Tesla Roadster surgiu como o EV mais esperado de 2023, a nível global. Os dados mostraram que os usuários pesquisaram o modelo um total de 6.960.000 vezes em 2022, o que significa uma média de 580.000 pesquisas por mês. Em nível por país, o Roadster obteve um total de 2.424.000 pesquisas no Google nos EUA em 2022, com o Reino Unido ocupando um distante segundo lugar devido ao volume total de pesquisas de apenas 360.000 no mesmo período.

Opinião

O novo Tesla Roadster pode estar muito atrasado agora, mas quando finalmente chegar em 2023 (esperamos), deve provar que a espera valeu a pena. Com tecnologias derivadas do setor aeroespacial e um bando de inovações, o modelo 2023 provavelmente revolucionará o mercado de carros esportivos . O Roadster de próxima geração será tão intenso quanto uma montanha-russa hardcore, o que significa que não será para os entusiastas medrosos. Com toda a probabilidade, seria mais extremo do que o que a Tesla prometeu com Plaid na estreia do conceito conversível em 2017. A equipe que trabalha no projeto está insinuando níveis de desempenho que tiram o carro do chão!

A Tesla demonstrou nos últimos anos que os veículos elétricos podem ser desejáveis, de alto desempenho e usados ​​como veículos do dia a dia. A empresa de Musk tem uma vantagem sobre as montadoras tradicionais porque atrai alguns dos melhores talentos do mundo. Além disso, os números mostram como a Tesla se tornou a marca preferida dos compradores de veículos elétricos. Apesar de uma situação desafiadora na cadeia de suprimentos e escassez de chips, a Tesla fabricou 1.369.611 EVs e entregou 1.313.851 EVs em 2022.

Perguntas frequentes sobre o Tesla Roadster 2023

Qual é a nova data de lançamento do Tesla Roadster?

Esperamos o lançamento do novo Tesla Roadster no segundo semestre de 2023. O projeto sofreu repetidos atrasos.

Qual será o preço do novo Tesla Roadster?

O novo Tesla Roadster provavelmente custará US$ 200.000 em diante.

Quais são os concorrentes do Tesla Roadster?

Fisker Ronin , Maserati GranTurismo Folgore , Polestar 6 e o ​​Chevrolet Corvette Electric.

Leia também:

Novo Ford Edge 2023 tem motor da Maverick e é maior do que Jeep Commander

Voyage 2023: Fotos, Preço, Versões e Consumo

Novo Tesla Model S 2023 adiciona tinta vermelha linda e cara