Ganesha Gold - Porsche lança supercarro elétrico para comemorar 75 anos com recorde de velocidade

É o carro com maior potências já feito pela marca

porsche mission x lançamento
(Foto: Divulgação)

A Porsche está comemorando seus 75 anos com o lançamento do Mission X, um supercarro elétrico projetado para quebrar recordes. O objetivo principal desse veículo é se tornar o carro de rua mais rápido no circuito alemão de Nürburgring Nordschleife, percorrendo os 21 km da pista em menos de 6:35.183s, que é o recorde atualmente registrado pelo Mercedes-AMG One.

Embora a Porsche não tenha revelado os números exatos de potência e torque, eles prometem que o Mission X terá uma relação de peso/potência próxima de 1 cv para cada quilograma. Isso significa que, se o peso for de 1.500 kg, o carro terá motores elétricos capazes de entregar cerca de 1.500 cv, muito mais do que qualquer outro modelo atualmente produzido pela Porsche.

Baterias poderosas

porsche mission x
(Foto: Divulgação)

A autonomia do veículo ainda não foi divulgada, mas a Porsche tem como objetivo permitir que as baterias sejam recarregadas em metade do tempo do atual Taycan Turbo S, que leva cerca de 22 minutos e meio para carregar de 5% a 80% em carregadores ultrarrápidos.

O design do Mission X é inspirado em outros modelos icônicos da Porsche. O teto transparente é feito de vidro leve com uma moldura de plástico reforçado com fibra de carbono, e as portas se abrem para cima, assim como no lendário Porsche 917 que competiu nas 24 Horas de Le Mans. A parte frontal do carro apresenta um conjunto óptico inspirado nos carros de corrida 906 e 908, com uma peça vertical próxima ao solo.

carros mais potentes do mundo
(Foto: Divulgação)

Na parte traseira, há difusores de ar integrados ao para-choque e lanternas compostas por duas finas barras horizontais que percorrem toda a largura do veículo. A cabine é assimétrica e focada no motorista, com bancos do tipo concha feitos de plástico reforçado com fibra de carbono em cores diferentes para o motorista e passageiro. O volante é retangular e aberto, semelhante ao de um carro de Fórmula 1, e inclui seletores de modos de condução.

Embora a Porsche ainda não tenha confirmado se o Mission X será produzido em série, tudo indica que este conceito será a base para o próximo supercarro da marca. Esse seria um presente para os fãs da marca.

carros elétricos mais rápidos
(Foto: Divulgação)

Leia também:

Novo Jeep Commander 2024: Preço, consumo, versões e ficha técnica

Peugeot 208 2024: Preço, consumo, versões e ficha técnica