Nova pick-up Ram 1200: Fiat Toro se torna modelo Ram em outros países e encara Ford Maverick

Sucesso dentro e fora do Brasil

Nova pick-up Ram 1200
(Foto: Divulgação)

Um dos carros mais amados e comprados do Brasil, sem dúvida, é a Fiat Toro. Vemos muitas delas pelas ruas. Ela pertence ao mesmo grupo da marca Ram, responsável por modelos gigantes e poderosos. A nova pick-up Ram 1200 pode ser o nome usado pela Toro para dar as caras em outros mercados.

O segmento de pick-ups de médio porte está crescendo. Assim como o novo segmento de compactas, onde o único fator limitante na capacidade da Ford de vender Mavericks é a rapidez com que eles podem construí-los. São categorias diferentes, mas ambas fazem sucesso.

A Ram tem sido um ponto fora da curva até agora; ainda não vimos um renascimento da Dakota, e a menor picape atualmente na linha de caminhonetes Ram é a 1500 em tamanho real. Ou seja, há espaço para o aparecimento de uma opção menor em mercados que exigem uma competidora.

Nova pick-up Ram 1200 tem missão nova no mercado

Nova pick-up Ram 1200 toro
(Foto: Divulgação)

Isso pode estar prestes a acontecer. Já há rumores e informações um pouco mais sólidas sobre as possibilidade de vermos uma Fiat Toro com a marca Ram rodando fora do Brasil. O design é da Toro, mas os detalhes mecânicos podem mudar, e bastante. Isso, pois o respeito que a marca internacional tem precisa ser considerado.

Enfim, para garantir um poder de fogo no nível Ram, talvez se façam necessárias algumas mudanças. Mas, em um quesito a Toro é impecável: o visual. Um dos carros mais bonitos que rodam atualmente, sem dúvida. Isso é tão real, que a Ram preferiu usar essa estética em vez de criar algo novo.

A novidade foi mais ou menos confirmada

picapes mais vendidas do Brasil
(Foto: Divulgação)

A Ram não confirmou oficialmente nada sobre uma nova picape. O CEO da Stellantis da América do Sul discutiu uma picape Ram 1200 monobloco com repórteres locais e disse que viria para os EUA para enfrentar a Ford Maverick. Poderia usar o nome Ram 1200; também poderia ser chamado de Dakota.

De acordo com o site CarBuzz, o veículo provavelmente usaria uma versão esticada da plataforma Jeep Compass. Dito isto, o portal Autoblog especula que o novo modelo poderia usar a nova plataforma STLA Medium e ser capaz de eletrificação completa.

A nova pick-up Ram 1200 foi vista em testes

Alguns meios de comunicação descobriram fotos de espionagem do que parece ser uma pequena caminhonete disfarçada nos testes de inverno da Stellantis. Certamente parece menor – também orientado para a estrada e parecido com a Maverick. Os painéis poderiam estar mascarando um detalhe alto em direção à traseira como a Fiat Toro.

Que motores terá a pequena picape Ram?

Nova pick-up Ram 1200 lançamento
(Foto: Divulgação)

Se a Ram usar a plataforma Jeep Compass, apostaríamos que a Ram oferece o novo turbo de 2,0 litros do Compass também, que produz 200 cavalos de potência e 221 lb-ft de torque. Se a Ram quisesse adicionar uma opção híbrida, o novo crossover Alfa Romeo Tonale também usa essa plataforma. Assim, o PHEV de 1,3 litro que produz 256 cv e 295 lb-ft também estaria em jogo. Compradores no exterior provavelmente também teriam opções de diesel.

A Ram também construirá um modelo de médio porte com carroceria sobre chassi para enfrentar a Hilux?

Nova pick-up Ram 1200 fiat toro
(Foto: Divulgação)

Potencialmente. O CEO da Stellantis na América do Sul também observou que os americanos receberiam uma picape de médio porte body-on-frame. Uma picape monobloco não impediria que isso acontecesse. Construir uma versão Ram do Jeep Gladiator aparentemente não seria um grande passo. Embora o Gladiator existente prejudique o caso da Stellantis construir outro caminhão que pode não ter tanto potencial de vendas além do mercado americano.

Quando a pequena picape da Ram chegará?

O ano-modelo de 2024 seria o mais rápido que a picape pequena Ram chegaria. Se os protótipos já estão fazendo testes de inverno, é concebível que possamos ver o modelo estrear antes do final do ano. E com a Toyota potencialmente de olho nesse segmento também, pode haver um incentivo para a Ram se mover rapidamente.

Leia também:

Nova pick-up Saveiro 2024 altera visual para encarar Montana e Strada

Nova pick-up GMC Syclone 2023 quer voltar a ser a mais rápida do mundo em projeção incrível

Nova picape Chevrolet Montana é lançada e custa até R$ 140.490 com motor 1.2 Turbo Flex